sábado, 2 de janeiro de 2010

Você sabe as origens dos símbolos; +,×,÷,×e=?





Os seres humanos usam números e operam com eles há milhares de anos. Entretanto, os símbolos +, -, x e ÷, que empregamos para indicar as operações, são bem mais recentes. Antes de eles surgirem, uma grande variedade de sinais e de palavras já tinham sido usadas.

Na época do descobrimento do Brasil, cerca de quinhentos anos atrás, muitas pessoas ainda escreviam 7 + 5 desta maneira: 7 ~p 5. E 7 – 5 era escrito assim: 7 m 5.

A letra p escrita com um sinal de til sobre ela era a abreviação da palavra plus, que em latin significa “mais”. A letra m também era a abreviação de uma palavra latina, minus, que significa “menos”.

Os símbolos + e – foram publicados pela primeira vez em 1489, em um livro que tratava da matemática usada no comércio. Seu autor era o professor alemão Johann Widmann de Eger.

Alguns historiadores acham que Widmann aproveitou os sinais que muitos comerciantes já usavam em determinadas situações; por exemplo, se um saco de arroz, colocado numa balança, continha mais do que devia, eles marcavam com uma cruz ou dois traços + e, quando continha menos, eles marcavam com um só traço -. Como os comerciantes teriam inventado esses sinais, ninguém sabe, o provável é que eles usavam apenas como referencia, pois dois traços +, o saco continha mais que o devido e um traço -, continho menos que o devido.

A multiplicação era indicada pela letra maiúscula M por Simon Stevin (1548 – 1620), quase um século após o descobrimento do Brasil. Assim, 5 vezes 4 era escrito 5 M 4.

Em 1632, o matemático inglês William Oughtred propôs o sinal x, que logo foi aceito. No entanto, o matemático alemão Gottfried Leibniz achou que o símbolo x podia ser confundido com a letra X. por isso, ele sugeriu um pontinho para indicar a multiplicação. Atualmente, ela é indicada dos dois modos: 7x5 = 7 .5.

O símbolo:(Um traço entre dois pontos) foi o ultimo a aparecer. Alguns dizem que foi uma sugestão de Gottfried Leibniz e outros dizem que foi usado pela primeira vez pelo suíço Johann Heinrich Rahn em 1659. Atualmente, alem do símbolo :, usamos também :(Somente os dois pontos, sem o traço) para indicar a divisão.

Muito antes disso, a divisão era indicada como uma fração pelos matemáticos árabes. Assim, representavam 5 : 2 com a fração 5/2.

Não podemos terminar essa conversa sobre símbolos sem falar daquele que indica o resultado da operação, isto é, o sinal de igual. Ele foi proposto pelo médico e matemático inglês Robert Recorde e apareceu numa obra de 1557. Disse Recorde que usaria duas retas paralelas de mesmo comprimento “porque duas coisas não poderiam ser mais iguais”. Entretanto, levou aproximadamente cem anos para que todo o mundo concordasse em usar o mesmo sinal. O interessante desse sinal é que ele era maior, diferente do que usamos hoje =, antes era

Como se nota, esses sinais que hoje usamos surgiram nos séculos XVI e XVII. Quanto a isso, não é por acaso, essa é a época das grandes navegações, que impulsionaram a astronomia e a cartografia, e o período de crescimento das cidades e da intensificação do comércio. Tudo isso Fez com que muitas pessoas se dedicassem à matemática. A troca de conhecimentos entre elas, pouco a pouco, levou à adoção de sinais universais e práticos, que facilitassem a comunicação das idéias.

BIBLIOGRAFIA: Matemática para todos - Imenes e Lellis - Editora scipicione - pag. 57 - Um toque a +.

Prof. Ronaldo Josino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário