Mytella charruana é um molusco bivalve da ordem Mytiloida, popularmente conhecido no Nordeste brasileiro. O sururu é parecido com a ostra e o prato típico mais conhecido é o caldo de sururu ou ensopado de sururu. Este caldo é preparado à base de leite de coco. São conhecidos dois tipos de sururu, o da pedra, este é rosado e ficam agarrados as pedras no mar e o dos manguezais, mais escuros, estes ficam fixos na lama. Tanto um como o outro tem o mesmo sabor característico.
Na década de 90 esse produto era muito consumido aqui na nossa “Terrinha”, muitas pessoas viviam apenas da pesca desse produto. Hoje por aqui pouco se fala, mas ainda têm algumas pessoas que se adentram em nosso rio a procura desse molusco. O sururu característico da nossa “Terrinha” é o de manguezais.
Hoje um prato (1 kg) deste produto é vendido por cerca de R$ 5,00, sua pesca é mais trabalhosa do que a taioba, talvez seja esse um dos principais motivos de sua pequena procura em nossa região.
Um dos restaurantes da nossa “Terrinha” que ainda trabalha com esse produto é o restaurante “Frutos do Mar” de organização Luís Carlos e Suelí.
Aqui vai uma receita de ensopado de sururu preparada especialmente por Suelí.
Ingredientes
- 1 kg de sururu
- 2 tomates
- 1 pimentão grande
- 1 cebola branca
- 2 colheres de alhos amassado
- 1 colher de sal
- 2 colheres de corante
- 1 tablete de kinor para peixe
- 3 colheres de óleo
- 1500 ml de leite de coco.
- 1 caixa de creme de leite
- Coentro a gosto
- ½ kg de macaxeira
Modo de preparar: junto com o sururu bem limpo, refoga todos esses ingredientes em uma só panela por pelo menos uns 20 min., deixando 500 ml de leite de coco, o creme de leite, o coentro e a macaxeira para o final, após refogado, passa a macaxeira –cozida – junto com os 500 ml de leite no liquidificador e põe junto com o creme de leite e o coentro na panela, após a primeira fervura é só servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário