sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ontem na Câmara Municipal de Grossos



Ontem na Câmara Municipal de Grossos a sessão foi inteiramente dedicada ao Sag. Caio e seus auxiliares - J. Leandro, Charlejandro e Genário - para esclarecimentos de algumas reivindicações e dúvidas que alguns cidadãos de Grossos estavam trazendo aos vereadores.
A primeira a ser contestada foi em relação a algumas abordagens feita pela polícia. Segundo os vereadores as pessoas estão reclamando da falta de Educação por parte de alguns policiais nas abordagens.
Em sua defesa o Sag. Caio começou explicando a verdadeira função da polícia para em seguida afirmar que uma abordagem é igual para todos. “O que acontece é que essa ação não era praticada na cidade e alguns sentem-se desconfortável e até desonrado, mas que isso serve para segurança de todos e que não é desonra nenhuma, se você não tem nada a esconder  por que o medo?”.
A plateia que participava da sessão citou ainda o nome do policial Bezerra, dizendo que ele foi mal educado em algumas situações.
O Sag. Caio rebateu dizendo que uma abordagem não é falta de educação e que o modo como a polícia de Grossos age não é de má fé, é para a segurança de todos. Porém o Sag. Caio ficou de conversar com o policial Bezerra sobre sua versão do caso.
O policial J. Leandro com a palavra disse que: “agente age conforme fomos treinados, além do mais usamos o bom senso para distinguir um marginal de um cidadão de bem por Grossos ser uma cidade pequena onde todos praticamente se conhecem, pois se fossemos abordá-lo conforme manda o manual, aí sim, muita gente iria se espantar”. Com isso fez algumas demonstrações do treinamento de abordagem.
J. Leandro ainda mencionou o serviço prestado pela polícia aos acidentados, segundo o próprio, a polícia – nesses 8 meses que ele está por aqui – já deve ter salvo várias vidas de pessoas que sofreram acidentes de motos ou de carros.
Um dos participantes citou um caso de uso de spray de pimenta em uma abordagem. Segundo Charlejandro não tem conhecimento dessa arma. Caio também citou que dentro da polícia de Grossos não há quem use tal produto.
A outra questão foi o uso do capacete na cidade – Tema central. Em resumo, posso dizer que depois de muita discussão entre todos ficou acertado que: 1º - O uso do capacete por parte dos mototaxistas é obrigatório. 2º -  a polícia continuará a ação educativa que vem sendo feita e no dia 1º de Janeiro 2011, o uso do capacete então será obrigatório para todos.
Por fim, tanto os vereadores quanto os participantes dessa sessão elogiaram o trabalho da polícia e se comprometeram em contribuir para o bem da cidade.
Faltaram a esta sessão os vereadores Marcos Bezerra e Claudia Andréia.
Acredito que agora o assunto sobre o capacete deve está concluido, quem não foi a sessão perdeu a oportunidade de opinar.
Quero dar parabéns aos que foram a sessão, o caminho para uma melhor transparência do poder público é assim, participando das sessões. Vamos a outras, vamos indagar outras coisas, vamos indargar por exemplo sobre as obras paradas, os vereadores - como fiscais - tem a obrigação de explicarem o motivo, vamos para-los e convoca-los, se o povo não pressionar, os vereadores não farão seu verdadeiro papel.

6 comentários:

  1. Parabéns para a polícia, parabéns para os vereadores que estiveram presentes. Professor, vou começar a perguntar aos vereadores sobre as obras que estão paradas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos. Não fui a sessão por trabalhar nesse horário, mas quero saber se os vereadores não vão fiscalizar outras coisas erradas que existe na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que é assim que as coisas começam a acontecer. A população buscando junto ao poder público a resolução dos problemas.
    Parabéns em primeiro lugar a população grossense, a favor ou contra mostraram seu direito de opinar, aos policiais pelo cumprimento do seu dever e aos vereadores que passaram a desenvolver seu verdadeiro papel de buscar a melhoria de vida da população.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Ronaldo,

    Lamento não ter podido ir a Sessão, mas me justifiquei em virtude de estar responsável pela organização da abertura da VI Feira de Ciências da Escola Coronel Solon que coincidiu com a realização dessa "audiência pública".

    Fiz o possível para me desocupar a tempo mas não deu. No entanto, sabia da competência dos colegas vereadores na condução dos trabalhos, e já havia opinado na sessão anterior quando começamos a tratar do tema...

    Esperamos mais debates com temas de igual importância e mais participação da população nas reuniões.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns as pessoas presentes,gostei da participação da população,tomara q apartir dai as pessoas possam frequentar mais esses eventos, até para saber o que esta sendo discultido para beneficiar a cidade.

    ResponderExcluir
  6. Por favor, este espaço é para criticar, elogiar ou simplesmente comentar, porém não posso publicar uma crítica direta sem ser identificada. Espero que compreenda a não postagem do comentário feito às 14:35 horas.

    ResponderExcluir