quarta-feira, 27 de abril de 2011

Armênia torna ensino de xadrez obrigatório nas escolas

O governo da Armênia determinou que todas as crianças com seis anos ou mais terão aulas obrigatórias de xadrez nas escolas.
As autoridades acreditam que estas aulas vão "estimular o desenvolvimento intelectual das crianças" e melhorar habilidades como pensamento crítico.
O país tem muitas razões para valorizar o xadrez: os mestres do jogo são tratados como grandes estrelas do esporte, campeonatos são realizados em tabuleiros gigantes das cidades da Armênia e as vitórias são comemoradas com o tipo de festa que a maioria dos países faz para o futebol.
Com apenas 3,2 milhões de habitantes, a Armênia já venceu países como Rússia, China e Estados Unidos no xadrez e sua equipe nacional conseguiu a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Xadrez em 2006 e 2008.
Além disso, o presidente armênio, Serzh Sargsyan, foi reeleito presidente da Federação Armênia de Xadrez.
Para ler mais clique aqui: BBC Brasil 
Nota do blog:

Bem que isso poderia acontecer aqui no Brasil. Invés desses "cientistas de laboratórios educacionais" estarem criando todo ano métodos pedagógicos revolucionários que muitas vezes só atrapalha a educação, incluísse sem muito desperdício de tempo o xadrez como uma das disciplinas na grade curricular dos alunos. Todos sabem que os benefícios do xadrez é real, não estamos falando de experimentos, estamos falando de um verdadeiro bem para todos os alunos, escolas e sociedade, mas infelizmente aqui no Brasil educação não é investimento, é gasto. E para muitos políticos é pior ainda, é desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário