domingo, 10 de abril de 2011

Apreeção de canos barulhentos.



A guarnição de ontem formada por Bezerra, Glênio e Genário deteve três motos com canos barulhentos. Para recuperar suas motos seus proprietários bastam levar o documento da moto e um cano normal para fazer a troca no local. O cano "Sport" é amassado no local.

3 comentários:

  1. Caro amigo sou contra o barunho dos canos esportivos ... mais a policia tem que ir nas lojas de Grossos para apreender os Canos também !!! e destruir os canos e um ato arbitrário ... baseado em que lei fazem isso apreender e coisa e destruir e outra coisa
    caso tenha uma ordem judicial mais como as motos acima de 70cc ja vem com canos barulhentos ...
    Pede a Policia pra ter mais cuidado na hora de destruir os canos das motos.

    ResponderExcluir
  2. Boaaaaa!!!! parabéns!!!
    Quem precisa de barulho de descarga de moto?
    Minino eu num seio não!!!!

    ResponderExcluir
  3. Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação.
    DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt.
    Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama. Sem provas de que a moto excede o limite de ruído, a maioria dos motociclistas que recorre da multa consegue a anulação. "Só não ganham os que realmente tenham removido abafadores internos ou a lã de vidro do escapamento, que fica totalmente aberto", explica o diretor da Roncar. "Por isso orientamos os clientes no ato da compra e, se insistirem em alterar a peça, retiramos a garantia. Efetuamos todos os testes para que nossos produtos estejam de acordo com a Lei".
    Por isso, é bom lembrar que, além do equipamento correto, a norma exige uma posição e distância determinada para a instalação do decibelímetro, dentro de um ambiente adequado para as medições.
    E se voce tem sua moto, seu cano tem o selo do IN METRO, voce tem a nota fiscal não se preocupe voce pode ser ressarcido

    ResponderExcluir