domingo, 22 de maio de 2011

O TRE Subestimou os eleitores de Grossos.


Desrespeito, falta de consideração e tristeza, esses eram os sentimentos que muitos sentiram ontem nas eleições para Conselho Tutelar. O TRE mandou para Grossos três urnas para atender uma população de mais de 6 (seis) mil eleitores e como se não bastasse, os mesários ainda tinham que procurar o nome do eleitor no meio de até 800 nomes começados com aquela letra. Algumas pessoas tiveram que esperar 3h na fila para votar – muita boa vontade – e enquanto que outras não estando com a mesma disposição viam e iam sem votar. Em duas dessas urnas (Seções), a fila chegou a ser dividida em duas pelo grande contingente de pessoas e pela sua extensão. Segundo a presidenta da Comissão Eleitoral, a senhora Michele, O CONDICA – responsável pelas eleições para Conselho Tutelar em Grossos - mandou um ofício para o TRE pedindo 25 urnas, uma por seção, como acontece nas outras eleições (Prefeito, Presidente, etc.) o que seria normal, mas – ainda sem explicação – o TRE mandou apenas 5 (cinco) urnas, sendo 1 (uma) para treinamento, 1 (uma) de reserva (caso alguma desse defeito) e apenas 3 (três) para atender a população. O que se viu foi muita gente indignada indo embora sem votar, alguns até xingando de canalhice a comissão do CONDICA.
Sabemos que em Grossos temos mais que 6 mil eleitores e apenas 2. 364 eleitores tiveram a paciência de votar, foram: 2330 votos válidos, 12 votos brancos e 22 votos nulos. Portanto aproximadamente 3000 pessoas deixaram de votar.
Ficou claro que se o TER tivesse mandado mais Urnas – mais cinco, por exemplo – esse número com certeza teria chegado a – pelo menos - 4 000 votantes.
Aprender com o erro e buscar o seu conserto, é a melhor punição.

Mesmo com todos esses contratempos, quero parabenizar a comissão da eleição do Conselho Tutelar pela dedicação em buscar - mesmo dentro dessas condições - uma eficiência inigualável. Em particular, quero parabenizar a Mozaniel pela paciência e eficiência com que tratou cada problema (questões de ordem em fila) e a presidenta Michele, que não se opôs de forma nenhuma em prestar as informações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário