quinta-feira, 27 de maio de 2010

O futuro já chegou



O futuro do transporte coletivo chega quase sem fazer barulho. No lugar do motor à combustão, entra um silencioso conjunto de baterias, carregado na tomada. Em vez de fumaça, o cano de descarga elimina vapor d'água que, se condensado, poderia ser bebido normalmente. Assim funciona o ônibus a hidrogênio, que será apresentado hoje pela Coppe/UFRJ no Aterro do Flamengo - o primeiro a rodar no país. O invento ganha as ruas no próximo semestre. E, embora tenha custo maior do que os tradicionais veículos a diesel, espera-se que sua presença cresça exponencialmente até a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, dois anos depois.

O preço do ônibus a hidrogênio é cinco vezes maior do que o dos movidos a diesel, mas o investimento na nova frota prova-se mais barato em cerca de três anos, segundo seus idealizadores. Ao contrário do transporte já disponível, o novo modelo, com tecnologia 100% nacional, tem aparato mecânico menor e custo irrisório de abastecimento.

O veículo, que não emite poluentes - um ganho e tanto em tempos de aquecimento global e necessidade de redução de emissões de gases-estufa - também gera uma economia significativa para o sistema de saúde pública. Se toda a frota paulistana fosse substituída por ônibus a hidrogênio, a cidade deixaria de desembolsar R$ 600 milhões com o tratamento de doenças respiratórias.

Fonte - O Globo notícias.

Nota do Blog Bom, muito bom, para o meio ambiente essa nova geração de ônibus cai como uma luva, principalmente em tempos como estes, de aquecimento global, essa sem dúvida é uma das saídas para diminuir a poluição das grandes cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário