sábado, 1 de maio de 2010

Você sabe o que é um cara “descolado”?



Estava dando aula quando ouvir um aluno falar para o outro: Paulinho é um cara descolado, é ou não é?

Então eu perguntei; Vocês sabem o que é um cara descolado?

A resposta foi: um cara legal.

Segundo o Aurélio, descolado é o mesmo que desprendesse, está solto, não-colado, separado, livre.

Porém na gíria descolado é outra coisa ou a mesma, depende do ponto de vista de cada um.

Um cara descolado é um cara que tem muitas qualidades, primeiro é bom saber que um cara descolado não é aquele que tem uma ou duas qualidades boas, para que ele seja realmente descolado ele deve ter muitas qualidades boas para um grupo ou uma turma e caso outra turma que não o conheça venha o conhecer, ele, na visão dessa nova turma, também se encaixe nos padrões de descolado, isto é, tenha as mesmas qualidades. Ser descolado não é só aparência, tem que ser verdadeiro.

Mas enfim, um cara descolado está sempre na moda, chama atenção pelo modo de se vestir e se veste bem diante de seus amigos, mesmo sem gastar muito, basta acompanhar o mundo da moda pela TV ou NET e saber trocar de roupa, lembre-se, a primeira impressão é a que fica. É um cara simpático com todos, não escolhe pra quem sorrir, além do que é um cara que está sempre pronto para ajudar, seja a um simples exercício de matemática a um problema cotidiano. É um cara confiante, não se importa com que os outros falam, nem fala dos outros, isso é sinônimo de inveja e não combina com o cara descolado. Está sempre alegre, mesmo quando se tem algum problema, nesse caso os procura resolver com alegria, isso lhe torna superior. Não fala muito, só quando é preciso, o descolado sabe que falar sem necessidade o torna insignificante, fala pouco, mas com objetividade, isso impressiona. Por fim, é um cara legal.

Se você é um cara descolado, parabéns, uma das principais características dos descolados é esta sempre com uma ou duas namoradas de lado.

O ruim é que esse termo também está sendo usado entre os jovens que vivem no mundo das gangues e até mesmo das drogas, porém usado de maneira erronia, pois nesse meio o nome é outro.

Parte da Crônica "Os descolados", do Prof. Ronaldo Josino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário