quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bibi

Bibi, depois de hoje, a pesca só vai dar boa mesma na próxima lua cheia, né não? Seu companheiro indagou. - Pois ta muito bom, não tenho dinheiro nem pra comprar uma bateira, quanto mais pra comprar um jatinho pra ir pescar na próxima lua! Residente na Rua Santa Cruz do bairro Coqueiros, Edimilson, mais conhecido como Bibi, é um dos muitos personagens que, com sua vida simples, inocente e com certeza singular, faz-nos sorrir cada vez que ouvimos suas histórias ingênuas e ao mesmo tempo hilariantes. Outro dia bibi e seu companheiro de pesca, estavam lá, no meio do rio, pescando de tarrafa, com uma bateira que vez ou outra tinha que tirar a água, pois o barco vazava. Já após vários e vários lances e nada de peixe, Bibi olha para o céu com uma expressão oprimida, cansada e já sem paciência, exclama: - Oh meu Deus, fazei que neste último lance eu pegue um bom peixe para eu poder ir embora pra casa! Dito isto, joga a tarrafa, que se abre em quase um círculo perfeito, espera ela afundar lentamente e então começa a puxar. De repente a tarrafa pesa; - Peguei um peixe! Peguei um peixe! E tem uma coisa, é dos grandes! Seu companheiro, imediatamente solta o remo e vai o ajudar a levantar a tarrafa, depois de todo esforço possível, puxam, para decepção dos dois, um tronco de carnaúba, Bibi olha para seu companheiro, que a essas alturas se encontra com uma expressão abatida, triste de fazer pena, olha para o céu e vai à forra: - E o que é? Deus pensa o quê? Que eu sou cupim? Passados alguns dias, numa tarde de sábado, Bibi vai até a casa de seu companheiro de pescaria, chegando lá, o encontra com uma bíblia na mão, estranha, mas infelizmente – para a minha decepção – não faz nenhum comentário sobre o sagrado livro, em vez disso, pergunta: - E aí, como é, vamos hoje à noite pescar? Já comprei até um litão. - Não, vou não, eu agora sou um homem de Deus,- seu companheiro respondeu - não bebo mais, sou evangélico, sou um pescador de Deus, agora Bibi, eu sou um pescador de almas. Bibi olha para os lados e com seu jeito único conclui sem hesitar: - Pois ta muito bom. Na hora do almoço o cabra comer um pirão de almas, deve ser coisa muito boa! Pense! Conta-se que Bibi foi chamado pela juíza para tratar de sua separação conjugal, da separação dos bens, depois de muito batido da excelentíssima juíza e pouco acordo, Bibi toma a palavra: - Dona juíza é o seguinte, gostaria muito de ficar com ela, mas como ela não me quer mais, vou dividir o que eu tenho assim, do jeito que a senhora quer, pela metade; os meninos não são dois? Então. Um fica com ela e o outro comigo e o rio é o seguinte, de Areia Branca até Morro Branco é dela e do Morro Branco até pras bandas do Remanso é meu, pronto ta feita à divisão dos meus bens, eu prometo que na parte do rio dela eu não ponho um pé se quer. Outra vez Bibi saiu de casa e foi em direção ao rio com um remo e uma tarrafa nas costas, quando um de seus colegas o vendo perguntou: - Bibi, vai pescar? - Não, vou tirar sal, ta vendo não à pá? Bibi é um daqueles homens que pra toda pergunta ele tem sempre uma resposta pronta, na ponta da língua, na bucha como se diz por aqui, ou como queiram, ele é cheio de repentes. Certo dia Bibi foi vender uma tarrafa a um comerciante local, já era quase a hora do almoço: - Quanto é a tarrafa? - Vendo por R$ 50,00 reais. - É de camarão? - Não, é de linha mesmo, do jeito que eu to com fome, se fosse de camarão eu não ia vender, ia era já comer. Certa noite, Bibi e seu velho companheiro, já a várias horas que pescavam de rede e nada de peixe, em uma das tiradas de rede, pra dizer que não veio nada, veio um bagre. - Só um bagre, vou jogar fora. Seu companheiro já conformado, pegou o bagre se aprontando para jogá-lo n’agua. - Não, deixe ele aí, no canto da bateira que eu quero. Bibi contestou e foi apelando pra Jesus: - Jesus, tu tens tanto peixe nesse rio, me das pelo menos uns dez pra eu poder almoçar amanhã! Nisso eles jogam a rede no rio, mas de repente da uma ventania e enrola toda a rede, eles levam a noite quase toda pra desenrolar a rede, quando terminam já esta amanhecendo o dia. Seu companheiro, exausto, conclui: - Vamos embora, to morto de sono. - É vamos, amanhã a gente vem de novo. - Há, e esse bagre Bibi, jogo fora? - Não, me der pra cá. - Jesus, já que você não mim deu nada, ta ir esse bagre pra você fazer um pirão. Nisso joga o peixe no rio. Por incrível que pareça nada disso existe maldade, acredito que é justamente o contrário, existe muita inocência em tudo que faz ou diz. Bibi foi a Mossoró, cidade vizinha a nossa – onde há uma rede de loja com o nome “loja do Papai” - fazer compras. Entrou nesta loja, fez o que veio fazer e foi embora sem nem olhar em que loja entrara. Já próximo onde pegaria o ônibus para voltar a Grossos, uma jovem desconhecida o abordou com uma pergunta: - senhor, por favor, você sabe onde fica a loja do papai? Bibi não teve dúvida, respondeu na bucha: - hora veja só, essa moça querendo fazer hora com minha cara! Você que é filha não sabe, eu vou saber! E saiu danado de raiva. - agente se esbarra com cada uma, é como o povo diz mesmo, quanto maior for a cidade, tanto maior o número de doido! Já eram quase 09: 00 horas de uma certa noite de lua cheia, quando Bibi vinha chegando em sua casa de mais uma pesca e ao se aproximar percebeu que estava tudo escuro, de repente corre um de seus filhos ao seu encontro. - Pai, pai, o homem da cosern subiu no poste e cortou a luz! - homem que nada meu filho, se ele fosse homem de verdade ele subia no céu e cortava aquela ali. Bibi dizendo isso apontou para a lua. Se você perguntar: - Bibi, você ainda mora nos Coqueiros? Ele logo responde: - não, que não sou graúna para morar em coqueiro. Em 2008, Bibi foi participar do concurso da mais bela voz do seu município, na ocasião, antes de iniciar as disputas, Bibi inventou de tomar umas e outras, a organizadora do evento, vendo aquela cena foi logo contestar a condição de Bibi: Bibi, meu filho, não vá beber não, você vai já cantar. - Dona Jurandir, como a senhora mesmo disse, eu vou é cantar, não vou dirigir não. Cantou, foi muito aplaudido e no final, restou-lhe o ultimo lugar, no que ele foi logo protestando. - com as palmas que ganhei, eu era pra ter sido o primeiro lugar, os jurados são um bando de ladrões. Segundo Bibi, homem que é homem, não assiste novela e muito menos toma banho de cócoras.

3 comentários:

  1. Rapaz!... com essas histórias de Bibi dá pra escrever um livro de causos. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc mano!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk..., estou rindo até agora prof. Ronaldo, muito boa, que tal uma foto de Bibi!

    ResponderExcluir