sábado, 3 de abril de 2010

Eloí, Eloí, Lamá Sabactani?



Estas foram as últimas palavras de Jesus Cristo, “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste”. Logo em seguida suspirou. Numa sexta-feira, do ano de 0033 da nossa era. Sei que já faz muito tempo, 1977 anos pra ser mais preciso. Mas os livros estão aí, sempre nos recordando, a Bíblia é o maior exemplo disso, conta toda historia do começo ao fim, além dos invariáveis filmes que retratam na íntegra toda história de nosso Senhor Jesus. Diz a Bíblia que nesse dia após muitas chicotadas, carregou uma cruz para o monte Gólgota (lugar da Caveira), cruz essa que seria para sua própria crucificação e após ser pregado na cruz, os soldados não satisfeito com seu sofrimento, ainda lhe davam vinagre para beber. Tudo isso aconteceu numa sexta-feira. Sexta-feira que deveria ser santa, não só para alguns, mas para todos. Andando pelas ruas de minha pequena cidade, vi as pessoas comemorando a morte de Cristo, parecia até os próprios fariseus, só que de um ângulo diferente, todos comemorando com muita cerveja, cachaça, churrasco e muita musica, musicas do tipo; bonde do maluco, lobo mal, desce até embaixo, tira a mãozinha, cuidado com a cobra, vira pra cá e principalmente o tal do reboleithon.
Depois de presenciar todas essas cenas, fico me perguntando; qual a diferença daquele tempo pra o de hoje? Ou seja, se Cristo viesse hoje, talvez não fosse crucificado, mas com certeza seria no mínimo eletrocutado em uma cadeira.
Então eu pergunto, será que podemos dizer que sexta-feira é santa? E se é, é pra quem? Quantas pessoas respeitam esse dia de verdade?

2 comentários:

  1. Ronaldo, isso é o resultado de ignorância somado com hipocrisia, tudo leva a crer que se o Messias(Yeshua) vinhesse como homem como já veio seria rejeitado e humilhado como fora outrora, só que dessa vez quem o negaria seria o povo cristão e não o povo hebreu. Os hebreus acreditavam que o messias seria um guerreiro que lideraria o seu povo como fez Moisés, Josué, Davi, Salomão, ou seja, por meio de guerras sangrentas. Para os judeus o dia sagrado é o sábado(Shabāt), pois Deus "descansou" nesse dia; os mulçumanos santificam a sexta-feira, pois nele Deus criou o homem e os romanos adoravam o domingo (veja que em inglês domingo é "sunday", traduzido literalmente "Dia do Sol") que representa o dia de adoração ao Deus Sol (Apollo). A crença pagã foi incorporada ao catolicismo, e parece que muitas outras práticas romanas perduram dentro do vaticano até os dias atuais. Uma destas, certamente, é o eurocentrismo e o racismo. Como pode Yeshua(Jesus) descendente de povos semitas, povo mestiço que vivia de modo nomade, pelo oriente médio e norte da África nascer um loiro de olhos azuis?! A personificação de Deus é algo que vem às mentes de cristãos, assim como faziam outras religiões, principalmente, as religiões politéitas, como as dos egípcios, gregos e romanos. Infelizmente, a fé humana é regida por preconceitos, o humanismo é o mais forte.

    ResponderExcluir
  2. Porém, a despeito de todas essas possibilidades, Jesus veio a este mundo como ser humano, viveu uma vida de inteira abnegação e serviço aos oprimidos pecadores, conforme fora predito nas Escrituras(Isaías 57:15; e 61:1-3). Morreu, crucificado, carregando sobre si nossa iniquidade, nossos pecados e culpas, como profetizado(ver Isaías 53). Por sua morte hoje podemos nos reconciliar com Deus, viver uma vida livre da condenação do pecado e ter paz com Deus, sendo justificados gratuitamente (Romanos 3:23-25; 5:1; 6:23 e 23 e todo o cap 8). Por sua graça somos salvos(Efésios 2:8). E tudo isso, fez por amor(João 3:16). Deus nos oferece salvação por meio de Cristo, pela fé nele podemos ser aceitos por Deus como filhos(Romanos 8:16 e 17). Porém àqueles que, conscientemente o rejeitam e o desprezam prfanando seu Santo Nome e sua Santa Lei, resta-lhes uma triste expectativa(Hebreus 2:1-4; Romanos 2:5-11). Deus abra nossas mentes para compreender o plano de Deus para nossas vidas.

    ResponderExcluir