sábado, 30 de julho de 2011

MÉTODOS DE ENSINO DE JESUS: Uma reflexão para nós – professores e alunos.

Por Marcos Bizerra - Professor Especialista da E. E. Cel. Solon.
Os atributos divinos chamados de incomunicáveis que são inerentes e intrínsecos as Pessoas da Trindade Santa (imutabilidade, eternidade, onipotência, onipresença e onisciência) permitiu Jesus ser um personagem histórico muito a frente de seu tempo.

No que se refere a  pedagogia, compará-la com quaisquer outros métodos seria no mínimo uma infantilidade. Nenhum outro personagem exerceu tamanha influência nos destinos da humanidade, pois, a maior diferença na sua forma de ensinar é que as transformações advindas dos seus ensinamentos vêm de dentro para fora. É uma verdadeira revolução de conceitos, paradigmas, costumes, etc. brotando do interior do homem. Jesus cura antes do corpo a alma, e somente Ele tem essa capacidade, pois, como vemos escrito na carta aos Hebreus (4.12)
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Das muitas formas de ensinar utilizadas pelo Mestre, destacaremos algumas que consideramos mais importantes:
1. Parábolas: são estórias extraídas dos acontecimentos da vida diária, e por isso para compreendê-las muitas vezes, precisamos conhecer o contexto em que fora citada.
Exemplos: ...
 Para ler mais clique aqui: A Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário